Aquidauana deu um passo importante nesta semana com a aprovação do Projeto de Lei nº 002/2025, de autoria do vereador Lucarelli Wezer.
A proposta reconhece como verba de natureza indenizatória o incentivo estadual – e quaisquer outros – destinados aos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, Agentes de Saúde Indígena, Agentes de Saúde Pública e Agentes de Vigilância Epidemiológica.

Na prática, o projeto garante segurança jurídica e reforça o reconhecimento da relevância desses profissionais, que estão na linha de frente da atenção básica e da prevenção em saúde.
Eles são a ponte entre o poder público e as comunidades, levando informação, cuidado e proteção aos lares mais distantes e vulneráveis.
Transformar o incentivo em verba indenizatória significa assegurar que esses valores não sofram descontos indevidos e sejam plenamente revertidos em benefício dos próprios agentes.
É uma medida de justiça, valorização e respeito por quem dedica sua vida ao bem-estar coletivo.
O PL 002/2025 não apenas corrige distorções administrativas, mas simboliza o compromisso com uma saúde pública mais justa e eficiente.
Com esta iniciativa, Aquidauana reforça seu protagonismo na valorização dos trabalhadores da saúde e dá um exemplo que pode inspirar outras cidades.
Rosa Vasconcelos, Planews
Informações: Instagram Wezer Lucarelli

