Início » Defesa Civil, Forças de Segurança e Prefeitura atuam em conjunto diante do risco de enchente

Defesa Civil, Forças de Segurança e Prefeitura atuam em conjunto diante do risco de enchente

Na manhã desta quarta-feira (04), foi realizada no Gabinete do Prefeito Mauro do Atlântico uma reunião emergencial para avaliação do cenário provocado pelas fortes chuvas registradas no município.

O encontro teve como objetivo definir as primeiras ações de atendimento à população e as medidas preventivas diante da iminência de uma enchente. A reunião contou com a participação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e dos secretários municipais.



A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que o nível do rio atingiu aproximadamente 6,70 metros, encontrando-se acima do seu nível normal. Nas últimas 24 horas, foram registrados 54 milímetros de precipitação pluviométrica no município. E desde segunda-feira (02) até hoje, o acumulado de chuvas bate a marca dos 75 milímetros, conforme informou a Defesa Civil.
De acordo com os dados técnicos da Defesa Civil, a partir da marca de 7,5 metros, há risco de alagamento das residências e considera-se enchente. 


“Realizamos uma reunião emergencial com a Defesa Civil e todas as equipes estão em prontidão, com atenção especial à população ribeirinha, que é a mais vulnerável a possíveis alagamentos. Neste momento, é fundamental que estejamos unidos. Sabemos que os alagamentos são fenômenos naturais, mas, com o trabalho conjunto das equipes, conseguimos agir de forma rápida e organizada, protegendo vidas”, afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.

Diante desse cenário, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco, especialmente, encostas de morro, margens de rios e locais sujeitos a alagamentos.

“As famílias orientadas a realizar mudança ou deslocamento preventivo devem sair o quanto antes, não esperando a água entrar na casa, priorizando a segurança”, reforçou o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Alviço.

A Defesa Civil orienta que não se espere a água chegar. No momento do deslocamento, é recomendado levar documentos pessoais, medicamentos de uso contínuo, além de desligar equipamentos elétricos, a energia da residência e o gás, como medida preventiva.

Até a manhã de hoje (04), três famílias já foram auxiliadas na realização de mudança preventiva. Ambas optaram por se deslocar para casas de parentes, não havendo, até agora, necessidade de encaminhamento ao abrigo.

A Prefeitura de Aquidauana organizou um abrigo no Salão Paroquial da Igreja Imaculada Conceição. Estão também dando apoio à prefeitura nos atendimentos, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o 9º BE Cmb – Carlos Camisão. 

“Já contamos com locais de apoio das forças de segurança e abrigo preparado, caso seja necessário levar alguma família para lá. Quero reforçar que estamos cuidando da cidade e dos distritos, com nossas equipes mobilizadas e em monitoramento 24 horas por dia, para garantir a segurança, o atendimento e o cuidado com a nossa população”, finalizou o prefeito Mauro do Atlântico.

Fonte: Agecom

Crédito das Fotos: Gabriela Bernardes