A articulação para a formação de uma federação entre o MDB e o Republicanos tem ganhado força em Mato Grosso do Sul, impulsionada por lideranças políticas locais que veem na união uma oportunidade estratégica para fortalecer o centro político no estado e no país.
O ex-ministro Carlos Marun, figura influente do MDB sul-mato-grossense, confirmou que as negociações entre as duas siglas avançaram significativamente após o encontro entre os presidentes nacionais dos partidos, Baleia Rossi (MDB) e Marcos Pereira (Republicanos), realizado em 6 de maio de 2025, em Brasília.
Segundo Marun, um novo encontro entre os líderes está previsto para esta semana, com a participação de outras lideranças, incluindo ele próprio .
Lideranças locais do MDB, como o ex-governador André Puccinelli e o ex-senador Waldemir Moka, atualmente secretário-executivo do Escritório de Representações do Governo de Mato Grosso do Sul no Distrito Federal, expressaram apoio à federação.
Eles acreditam que a parceria não enfrentará obstáculos significativos para sua implementação e destacam que a união proporcionará mais recursos do Fundo Eleitoral e maior tempo de TV e rádio para as campanhas eleitorais .
O secretário de Estado da Casa Civil de Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha (MDB), também está envolvido nas articulações.
Em reuniões recentes em Brasília, Rocha discutiu a possibilidade de incluir o PSD na federação, o que poderia resultar na maior bancada da Câmara dos Deputados, com 133 parlamentares, e do Senado, com 29 senadores.
Embora a entrada do PSD ainda esteja em fase inicial de negociação, a federação entre MDB e Republicanos está 90% consolidada, segundo Rocha .
Além disso, há movimentações políticas significativas no estado.
Três deputados federais do PSDB de Mato Grosso do Sul — Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende — estão considerando migrar para o Republicanos, visando a reeleição nas eleições de 2026. A possível mudança fortaleceria ainda mais a nova federação no estado .
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o MDB conta com três deputados estaduais: Marcio Fernandes, Renato Câmara e Junior Mochi.
A união com o Republicanos, que também possui representação na Casa, pode consolidar uma base sólida para a federação no legislativo estadual .
Texto : Redação Planews
Informações : Tribuna Popular Net