Início » Nesta quinta-feira, “Música Erudita nas Escolas e Universidades” chega em Aquidauana

Nesta quinta-feira, “Música Erudita nas Escolas e Universidades” chega em Aquidauana

O município de Aquidauana é o segundo a receber o projeto que tem como propósito democratizar o acesso de música clássica pelo interior do MS.

Nesta quinta-feira (13), a partir das 21h, o projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” se apresenta na cidade de Aquidauana, no campus da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade II que fica no saguão do Bloco B, na Rua Oscar Trindade de Barros, Serraria.

Para o violonista, proponente do projeto e produtor cultural, Evandro Dotto, o trabalho é a concretização de um sonho. “A gente sabe da dificuldade que é ter acesso a música clássica pelo interior do Estado, pois nem todas as cidades têm uma sala de concerto, que é um espaço adequado para esse tipo de apresentação. Então, o projeto vem facilitar essa aproximação do público com a música clássica e, também, chega com a proposta de desmistificar o conceito da música erudita. Por isso, as apresentações são feitas de forma didática, há uma conversa, troca com o público para apresentar um pouco desse universo. Tanto que a plateia tem acesso a um livreto com informações do repertório que preparamos para o concerto”, explica.

Com concertos gratuitos, o principal objetivo do projeto é proporcionar a difusão da música erudita para um público que nem sempre tem acesso ou hábito de ouvir este estilo musical. Outro ponto que o trabalho tem como meta é se aproximar de crianças e adolescentes de modo que sirva de inspiração para despertar o talento nas novas gerações.

Ao todo, “Música Erudita nas Escolas e Universidades” promoverá concertos em sete cidades: Coxim, que recebeuo trio de artistas na última quarta-feira (12 de abril); Aquidauana hoje (13 de abril); Naviraí (dia 27); Rio Verde (dia 19 de maio); São Gabriel do Oeste (22 de maio) e, por fim, Campo Grande (1º de junho).

Os concertos contam com o talento do trio de artistas formado por: Bianca Danzi, no canto (soprano), Gabriel Almeida, que executa o som inconfundível do violino e Evandro Dotto que traz a versatilidade e o som encorpado do violão.

“Quando recebi o convite do Evandro para fazer parte do projeto, aceito logo. Acredito que a música é uma ferramenta poderosa para a educação e o desenvolvimento humano e, na maioria das vezes, a música erudita é vista como algo elitista e inacessível. Aqui, o projeto vem mostrar um viés diferente, democratizando o acesso à arte, despertar o interesse dos estudantes e também, contribuir com a formação de um público mais consciente”, afirma o violonista Gabriel Almeida.

O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho artístico que conta com o apoio da UFMS.

Toda a programação é gratuita. Mais informações pelo Instagram @eviolaodotto.

Serviço:

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades”

Data: quinta-feira (13)

Horário: 21h

Local: CPAQ – Campus Aquidauana da UFMS, Unidade II – Saguão do bloco B

Endereço: Rua Oscar Trindade de Barros – Serraria

Entrada Franca