A nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana (ACEA), empossada recentemente, iniciou sua gestão trazendo para a pauta um tema que há tempos preocupa comerciantes e consumidores: a falta de vagas de estacionamento no centro comercial da cidade.
Na noite de ontem (30), a diretoria da ACEA, comerciantes associados e representantes da Administração Municipal se reuniram na sede da entidade para discutir o assunto e buscar alternativas.
Participaram da reunião o prefeito Mauro do Atlântico, o vereador e comerciante Edenilson Dittmar Junior, a diretora do campus da UFMS – Profª Drª Ana Graziele Lourenço e os secretários municipais Flávio Gomes Filho (Trânsito), Catharine Marques (Jurídico), Marluce Luglio (Administração), Alexandre Périco (Gestão Estratégica), Robert Cacho (Planejamento), Anderson Meireles (Chefe de Gabinete), Alex Mello (Diretor-Executivo do Gabinete) e Rosy Ribeiro (Comunicação).
Durante o encontro, o presidente da ACEA, Geraldo Ferreira, destacou que o problema das vagas é uma preocupação recorrente entre os comerciantes e que é preciso promover uma mudança de comportamento no próprio setor.
“Nós, comerciantes, sobrevivemos dos clientes e precisamos trabalhar para que eles tenham como chegar, entrar e comprar nos nossos comércios. Por isso, precisamos da compreensão, visão e entendimento dos comerciantes e dos funcionários para que priorizem o espaço de estacionamento para os clientes. Gostamos da ideia que a prefeitura apresentou sobre deixar o estacionamento da ferrovia para uso dos funcionários e comerciantes estacionarem ali, deixando as vagas das ruas para os clientes. Vamos levar essa pauta para discussão com nossos associados, debater e voltaremos a tratar desse assunto com a prefeitura”, afirmou o presidente Geraldo Ferreira.
A principal proposta apresentada pela Prefeitura de Aquidauana foi a utilização da área da Estação Ferroviária, que pertence à União e é atualmente utilizada pela Rumo Logística, como estacionamento para funcionários e comerciantes. O local é amplo, de fácil acesso e fica na região central, podendo comportar mais de 250 veículos e mais as motocicletas. Na reunião, os comerciantes presentes e a diretora da UFMS também apresentaram ideias como, por exemplo, o estacionamento rotativo e uso de sensores de estacionamento.
O prefeito Mauro do Atlântico explicou que a Administração Municipal já manifestou interesse formal pelo uso do espaço, tanto junto à União quanto à Rumo Logística, e aguarda autorização para utilizá-lo.
“Estamos unidos com a ACEA para encontrar uma solução que beneficie tanto o comércio quanto a população. O cliente é o maior patrimônio do comerciante, e o bom atendimento começa quando ele consegue chegar e estacionar com facilidade. Nossa proposta é organizar o trânsito e oferecer condições para que o centro volte a ser um espaço atrativo e acessível para todos”, destacou o prefeito Mauro.
A prefeitura já possui um projeto básico para a estruturação do estacionamento na área da ferrovia, incluindo sinalização e organização do fluxo no referido estacionamento, para que o espaço possa atender aos trabalhadores do comércio, liberando as vagas das ruas centrais para os consumidores. Junto com a UFMS também serão trabalhadas ideias para solucionar esse problema e que serão levadas para discussão junto aos comerciantes.
A reunião marcou um passo importante no diálogo entre Poder Público e o setor empresarial e comercial, reafirmando o compromisso conjunto de fortalecer o comércio local e melhorar a mobilidade urbana no coração da cidade.
Fonte: AGECOM
Crédito das Fotos: Juliano Dervalho





