Início » Zeca do PT vê Simone Tebet como nome para o Senado ou vice de Lula em 2026

Zeca do PT vê Simone Tebet como nome para o Senado ou vice de Lula em 2026

Durante participação no podcast Política de Primeira, o ex-governador e atual deputado estadual Zeca do PT (PT) comentou sobre o futuro político da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), apontando dois possíveis caminhos para as eleições de 2026: disputar o Senado ou compor a chapa do presidente Lula (PT) como vice-presidente da República.

“Primeiro a gente tem que ver a ministra Simone, e olha que eu já tive resistência com Simone, como um dos mais importantes quadros da política da República, e do governo Lula”, afirmou Zeca, destacando a relevância da ministra na atual gestão federal.

Zeca segue o que é dito nos bastidores do Partido dos Trabalhadores no Estado, afastar Tebet de MS”. Aliados do deputado federal Vander Loubet afirmam que há uma campanha explícita para que a ministra seja candidata ao Senado por São Paulo, evitando interferências no tabuleiro político petista estadual. Nesse cenário, o PT manteria Vander Loubet como candidato ao Senado, enquanto a deputada federal Camila Jara e o ex-deputado federal Fábio Trad disputariam vagas na Câmara dos Deputados.

O parlamentar elogiou o desempenho de Tebet nas pesquisas e disse acreditar que ela tem força política expressiva em São Paulo, o que poderia impulsionar uma eventual candidatura ao Senado. “Ela figura entre as pesquisas nacionais como a mais bem avaliada, inclusive como ministra do Lula. A pesquisa feita em São Paulo surpreendeu todo mundo com o potencial dela, chega a 40% entre o primeiro e o segundo voto”, destacou.

Segundo Zeca, uma decisão sobre o futuro político da ministra deve ser tomada após conversa com Lula, que deve avaliar qual papel Tebet terá nas eleições de 2026. “Eu falei para ela: ‘Simone, você não acha que é melhor São Paulo?’. A elite desse estado é muito atrasada, tem enorme resistência ao seu nome, e você não pode correr risco nenhum. Mas ela respondeu: ‘Zeca, vamos aguardar a conversa com o presidente’”, relatou o deputado.

Zeca do PT também afirmou que, caso Simone não dispute o Senado, seu nome seria forte para compor uma chapa presidencial com Lula. “Acho que caminha ou para ela ser senadora por São Paulo, ou para ser vice-presidente. Seria um grande nome na eventualidade”, opinou.

Fonte: Fato67