A partir desta quarta-feira (1º), quatro cidades do interior de Mato Grosso do Sul recebem a turnê do projeto “Elas ao Cello”, que reúne um sexteto formado exclusivamente por mulheres violoncelistas. Os concertos gratuitos começam em Nova Andradina e seguem por Brasilândia (2/10), Três Lagoas (3/10) e Inocência (4/10).
Além das apresentações abertas ao público, está previsto um concerto didático no dia 3 de outubro, em Três Lagoas, para alunos do CRASE “Coração de Mãe”. Todas as sessões terão intérprete de Libras, reforçando o compromisso de acessibilidade do projeto.
Mais do que levar música de concerto a diferentes públicos, a turnê carrega um forte simbolismo de representatividade feminina e democratização da arte. A idealizadora e coordenadora da iniciativa, Mara Vidal, ressalta que o grupo busca abrir caminhos em um espaço historicamente dominado por homens.
— Estar juntas no palco não é apenas sobre tocar o violoncelo, mas sobre criar um espaço de representatividade, união e empoderamento através da arte, afirmou.

Integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a violoncelista Adriana Holtz reforça o caráter inspirador da turnê, lembrando que sua trajetória foi marcada por esforço e persistência.
— A caminhada é difícil, mas a jornada vale a pena. Projetos como esse mostram às meninas que seus sonhos são possíveis, destacou.
Para a violoncelista Gláucia Marques, a proposta também é aproximar o público do universo da música erudita.
— O cello é versátil: pode cantar, dançar, ser percussivo ou lírico. Levar isso a cidades que muitas vezes não têm contato direto com a música de concerto é mostrar que a arte é de todos e para todos, disse.
Também participam da turnê as musicistas Milena Gregório, Ketlyn Mayara e Mônica Picaço.
O projeto é viabilizado por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com execução do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Serviço – Turnê “Elas ao Cello”
- 01/10 (quarta-feira), 19h – Nova Andradina (Centro de Convenções Municipal, Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, Centro)
- 02/10 (quinta-feira), 19h30 – Brasilândia (Auditório Ramez Tebet, Praça Santa Maria, s/nº, Centro)
- 03/10 (sexta-feira), 20h – Três Lagoas (Auditório da UFMS, Campus II, Av. Ranulpho Marques Leal, 3484)
- 04/10 (sábado), 19h30 – Inocência (Centro Cultural Lázara Lessonier, Av. Juracy Luís de Castro, s/n, Centro)
Rosa Vasconcelos, Planews
Informações: Lucas Arruda

