Em um emocionante vídeo gravado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Aquidauana, os participantes trouxeram à tona suas necessidades com um toque de emoção, gerando muitos elogios na Secretaria de Assistência Social. A iniciativa faz parte da campanha “Junho Prata”, mês dedicado à conscientização e prevenção contra a violência aos idosos.
A mensagem, apesar de simples, foi carregada de sentimento e destacou as demandas dos idosos por educação, respeito, carinho, saúde e cuidados especiais. O Secretário Cleriton Alvarenga expressou sua admiração pelo trabalho da equipe do CCI, afirmando que a ação foi “maravilhosa” e que “fortalece a garantia aos nossos idosos o cuidado e principalmente lhes proporcionar momentos felizes todos os dias e o respeito que nós temos por eles”. Ele estendeu seus “Parabéns à equipe do CCI”.
A campanha “Junho Prata” é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), e foi lançada em 2 de junho. Com o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, a programação visa valorizar, proteger e promover os direitos da pessoa idosa.
A campanha busca ampliar a conscientização social sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa, além de promover o respeito, a inclusão e a troca de experiências entre gerações. Neste ano, o foco é o fortalecimento dos laços intergeracionais, ressaltando a essencialidade do diálogo entre diferentes faixas etárias para a construção de uma cultura de paz, solidariedade e cuidado coletivo.
“Mais do que uma campanha, o Junho Prata é um chamado à ação conjunta. Precisamos, enquanto sociedade, enxergar e valorizar o papel das pessoas idosas em nossas vidas. O tema deste ano nos convida a aprender com a sabedoria dos mais velhos e a criar redes de apoio que atravessam gerações. É com empatia e escuta ativa que enfrentamos a violência e promovemos dignidade”, afirma a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa.
Fonte: Aquidauana Notícias


