Início » Liderança nas intenções de voto motiva Azambuja e Nelsinho

Liderança nas intenções de voto motiva Azambuja e Nelsinho

Ex-governador e senador afirmam que desempenho nas pesquisas é combustível popular para a campanha.

Desde o ano passado, a sucessão de pesquisas sobre as intenções de voto em Mato Grosso do Sul permite conferir tendências e situações que aos poucos desenham o cenário das disputas.

Na corrida para as duas vagas do Senado, as amostragens sinalizam, ao mesmo tempo, um embate dos mais acirrados e, também, a afirmação de dois pré-candidatos na liderança, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) e o senador Nelsinho Trad (PSD), em busca da reeleição.

Correm por fora o ex-deputado estadual Capitão Renê Contar (PL), que luta pela segunda posição, e o deputado federal Vander Loubet (PT), crescendo a cada levantamento registrado na Justiça Eleitoral.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos) não reprisa a performance que a elegeu em 2018 e a ministra Simone Tebet (MDB) está transferindo o seu domicílio eleitoral para São Paulo, onde deve concorrer ao Senado por solicitação do presidente Lula (PT).

Vitoriosos

Constatada pelo Instituto Ranking Brasil, a preferência majoritária do eleitorado por Azambuja e Nelsinho revela uma identificação política e até afetiva construída ao longo de sucessivas vitórias eleitorais.

Antes de governar o Estado durante oito anos (2015-22), Azambuja foi duas vezes prefeito de Maracaju (1997-2005), deputado estadual e deputado federal, além de presidir a Associação dos Municípios (Assomasul). À frente do PSDB-MS, liderou cinco exitosas campanhas estaduais e municipais.

Nelsinho é médico, profissão que  impulsionou o seu ingresso na vida pública. Após dirigir o já extinto Instituto de Previdência (Previsul) passou a acumular mandatos nas urnas. Foi vereador e presidiu a Câmara, prefeito de Campo Grande duas vezes (2005-12), deputado estadual e senador. Destaca-se em expressivas funções congressuais, entre elas a presidência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e a liderança de missões internacionais. Municipalista, é conhecido como o campeão na liberação de emendas para seu Estado.

A pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, realizada de 1º a 6 deste mês com 2.000 eleitores em 30 municípios, traz em um dos cenários a liderança do ex-governador e do senador, com Azambuja à frente (20% das intenções de voto) e Nelsinho em segundo (18,6%).

O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os que vão votar em branco ou nulo são 10% e os que não sabem ou não responderam 10,4%.

Fonte: Folha de Campo Grande