Início » Mato Grosso do Sul lança Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo

Mato Grosso do Sul lança Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), realiza no dia 28 de janeiro de 2026, das 8h às 10h, o lançamento do Plano Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo. O evento acontece de forma presencial no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, e marca um avanço estratégico no fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento ao trabalho em condições análogas à escravidão no Estado.

A cerimônia reunirá autoridades estaduais, representantes de órgãos públicos, do sistema de Justiça, entidades da sociedade civil, além do setor produtivo e parceiros institucionais. Na ocasião, será apresentada oficialmente a proposta do Plano, que consolida diretrizes, ações e compromissos intersetoriais voltados à prevenção, repressão e assistência às vítimas desse tipo de violação de direitos humanos.

Segundo a Semadesc, o lançamento vai além da formalização de um documento, representando um momento de alinhamento e mobilização coletiva em torno de uma agenda que prioriza a dignidade humana, os direitos fundamentais e a promoção do trabalho decente em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado com o combate a práticas ilegais e degradantes, destacando que a erradicação do trabalho escravo é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.

O Bioparque Pantanal está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 6.277, na Capital.

Fonte: SEMADESC