A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), realizou ontem (10), na sede do IFMS/Aquidauana o evento “Networking Governança”, que reuniu empresários do trade turístico local, representantes de instituições de ensino e autoridades estaduais e municipais.
O encontro teve como objetivo discutir estratégias para o fortalecimento do turismo no município, com foco na governança, sustentabilidade e articulação entre os setores público e privado.
Estiveram presentes os secretários municipais Pedro Fialho (Cultura e Turismo), Humberto Torres (Meio Ambiente) e Alexandre Périco (Gestão Estratégica), além dos diretores das instituições de ensino superior locais: Tiago Pasquetti (UEMS) e Andrea Marques (IFMS).
O evento contou com a presença da equipe da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), liderada pelo diretor-presidente Bruno Wendling, acompanhado por Geancarlo de Lima Merighi , diretor de Desenvolvimento do Turismo, e Leonardo Resende, turismólogo técnico em Governança.
A participação dessas lideranças e dos representantes do trade, oportunizou uma propositiva roda de conversa, ficando na integração entre as áreas acadêmica, pública e empresarial no planejamento estratégico do turismo local.
Em sua fala, Bruno Wendling ressaltou a importância de uma governança colaborativa e do engajamento coletivo para transformar Aquidauana em um destino turístico sustentável e competitivo, tanto no cenário regional quanto nacional.
Empresários dos segmentos de hospedagem, alimentação, agências de turismo, guias, atrativos turísticos e outros participaram ativamente das discussões, que proporcionaram um ambiente de escuta, troca de experiências e construção conjunta de soluções.
O encontro reforçou o papel da governança e da união entre os setores como pilares para o crescimento sustentável do turismo.
A articulação entre o município e o Estado reafirma o compromisso com uma gestão participativa, transparente e alinhada às diretrizes do turismo responsável.
Em nota, a SECTUR agradece a todos os participantes e parceiros pelo engajamento e reforça que o “Networking Governança” integra uma série de ações voltadas ao posicionamento de Aquidauana como referência em turismo sustentável e de qualidade no Mato Grosso do Sul.
Fonte: AGECOM
Crédito das Fotos: Gabriela Bernardes

