Início » Caravana da Castração: saúde aos animais domésticos em MS

Caravana da Castração: saúde aos animais domésticos em MS

Governo executa proposta do deputado Pedro Caravina, com emenda da senadora Soraya Thronicke.

Uma proposta do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), com suporte de uma emenda de R$ 5 milhões da senadora Soraya Thronicke (Podemos), a “Caravana da Castração” está sendo executada pela Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura).

É uma prestação de atendimentos gratuitos e estruturados para os animais domésticos (cães e gatos), com castração, microchipagem e medicação pós-operatória.

A caravana, organizada para percorrer inicialmente, 45 municípios, já passou por Miranda e Bodoquena. A ação é coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), órgão vinculado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Em Miranda, entre os dias 4 e 8 deste mês, com intensa presença popular, em 24 horas foram realizados 1.578 cadastros on-line. Na cidade, 750 animais passaram pelos procedimentos.

Um marco

O titular da Setesc, Marcelo Miranda, disse que o programa vem a ser um marco na política pública de bem-estar animal. “A Caravana da Castração é uma entrega concreta, une saúde pública, cuidado com os animais e respeito às comunidades. E o melhor: vai aos lugares onde este tipo de cuidado é mais necessário”, acentuou. “É responsabilidade e compromisso com a causa animal”, emendou.

Primeira tutora atendida pela Caravana, a técnica de enfermagem Luciete Felicia de Oliveira, 43 anos, iranda. Ela levou Fumaça, sua gata, ao saber da ação pelas redes sociais. Não perdeu tempo e foi ao ponto de cadastro assim que viu o anúncio. Além de elogiar a assistência, Luciete elogiou a estrutura da Caravana. “É tudo muito bem organizado. Recebi explicações, medicamentos, orientação de pós-operatório e até roupinha. A castração é um ato de amor”, emociona-se.

Em Bodoquena, nos dias 10 e 11 foram feitos 294 cadastros, com previsão de 350 castrações. A estrutura do ônibus adaptado chamou a atenção dos moradores, com ambiente climatizado e equipe treinada para oferecer cuidado completo aos animais. O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, realçou o impacto social. “A Caravana da Castração resultou de planejamento, escuta e vontade política. São ações que acolhem, tratam e cuidam com dignidade, desde a castração até o pós-operatório”.

Cães e gatos de 45 municípios estão recebendo assistência.

Saúde pública

A senadora Soraya Thronicke alinha a pauta animal com a pauta de saúde pública. “Investir em castração e controle populacional é prevenir acidentes e doenças, promovendo maior qualidade de vida, especialmente nas periferias e centros urbanos”. O deputado Pedro Caravina chamou a atenção para os aspectos preventivos, a qualidade de vida e a união de forças entre Governo, Assembleia Legislativa e o mandato da senadora Soraya Thronicke.

A meta da Caravana é passar dos 20 mil atendimentos. Além da saúde animal, a castração atua no controle populacional de cães e gatos com rigoroso critério técnico científico. As ações educativas, o cadastro digital e a microchipagem para a rastreabilidade dos animais causam um impacto direto e positivo na saúde pública e na prevenção de zoonoses.

Fonte: Folha de Campo Grande