Governo executa proposta do deputado Pedro Caravina, com emenda da senadora Soraya Thronicke.
Uma proposta do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), com suporte de uma emenda de R$ 5 milhões da senadora Soraya Thronicke (Podemos), a “Caravana da Castração” está sendo executada pela Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura).
É uma prestação de atendimentos gratuitos e estruturados para os animais domésticos (cães e gatos), com castração, microchipagem e medicação pós-operatória.
A caravana, organizada para percorrer inicialmente, 45 municípios, já passou por Miranda e Bodoquena. A ação é coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), órgão vinculado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Em Miranda, entre os dias 4 e 8 deste mês, com intensa presença popular, em 24 horas foram realizados 1.578 cadastros on-line. Na cidade, 750 animais passaram pelos procedimentos.
Um marco
O titular da Setesc, Marcelo Miranda, disse que o programa vem a ser um marco na política pública de bem-estar animal. “A Caravana da Castração é uma entrega concreta, une saúde pública, cuidado com os animais e respeito às comunidades. E o melhor: vai aos lugares onde este tipo de cuidado é mais necessário”, acentuou. “É responsabilidade e compromisso com a causa animal”, emendou.
Primeira tutora atendida pela Caravana, a técnica de enfermagem Luciete Felicia de Oliveira, 43 anos, iranda. Ela levou Fumaça, sua gata, ao saber da ação pelas redes sociais. Não perdeu tempo e foi ao ponto de cadastro assim que viu o anúncio. Além de elogiar a assistência, Luciete elogiou a estrutura da Caravana. “É tudo muito bem organizado. Recebi explicações, medicamentos, orientação de pós-operatório e até roupinha. A castração é um ato de amor”, emociona-se.
Em Bodoquena, nos dias 10 e 11 foram feitos 294 cadastros, com previsão de 350 castrações. A estrutura do ônibus adaptado chamou a atenção dos moradores, com ambiente climatizado e equipe treinada para oferecer cuidado completo aos animais. O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, realçou o impacto social. “A Caravana da Castração resultou de planejamento, escuta e vontade política. São ações que acolhem, tratam e cuidam com dignidade, desde a castração até o pós-operatório”.

Saúde pública
A senadora Soraya Thronicke alinha a pauta animal com a pauta de saúde pública. “Investir em castração e controle populacional é prevenir acidentes e doenças, promovendo maior qualidade de vida, especialmente nas periferias e centros urbanos”. O deputado Pedro Caravina chamou a atenção para os aspectos preventivos, a qualidade de vida e a união de forças entre Governo, Assembleia Legislativa e o mandato da senadora Soraya Thronicke.
A meta da Caravana é passar dos 20 mil atendimentos. Além da saúde animal, a castração atua no controle populacional de cães e gatos com rigoroso critério técnico científico. As ações educativas, o cadastro digital e a microchipagem para a rastreabilidade dos animais causam um impacto direto e positivo na saúde pública e na prevenção de zoonoses.
Fonte: Folha de Campo Grande

