Dinheiro foi encontrado durante operação da Polícia Federal contra corrupção na Educação de MS
Investigação que apura corrupção na SED-MS (Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul) levou a Polícia Federal para às ruas nesta quarta-feira (21) no âmbito da Operação Vox Veritatis. Durante cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão, um cofre foi encontrado em apartamento vazio no Centro de Campo Grande.
No imóvel da Rua das Garças, exatamente no edifício Hannover, os policiais estiveram nas primeiras horas da manhã. Um cofre foi encontrado, mas ninguém ocupava o local. Dentro, milhares de reais, mas sem quantia confirmada até o momento.

São, ao todo, nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. A polícia apura fraudes milionárias em contratos da SED, sendo um desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, deflagradas em 2021 e 2022, respectivamente, que também investigaram desvios de recursos públicos federais no Estado.
Segundo a investigação, empresários, em parceria com servidores da SED, manipulavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos, fechados com sobrepreço, garantiam o repasse de comissões de 5% sobre o valor negociado aos intermediários do esquema. Essa comissão era então dividida com os servidores públicos envolvidos.
Apenas dois dos contratos sob investigação somam mais de R$ 20 milhões, valor que pode ser ainda maior com o avanço das diligências. Os alvos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes relacionados a licitações.
A reportagem entrou em contato com o secretário de Educação em MS, Hélio Daher. O titular da pasta informou não ter conhecimento sobre a operação desta manhã.
Fonte: Campo Grande News