Início » Política em Fusão: PSDB e Podemos afinam ponte em Mato Grosso do Sul

Política em Fusão: PSDB e Podemos afinam ponte em Mato Grosso do Sul

A costura para a fusão entre PSDB e Podemos caminha para os ajustes finais e deve ser oficializada no próximo mês. Um dos pontos do acordo é que cada um dos sete senadores das duas legendas assuma o comando da nova sigla em seus respectivos estados.

No entanto, em Mato Grosso do Sul, onde o PSDB não tem representação no Senado, a situação tomou outro rumo.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos), que teria direito à presidência estadual do novo partido, deve abrir mão do cargo. Segundo informações, cederá espaço para o governador Eduardo Riedel (PSDB), com quem mantém uma boa relação política.

Riedel já tem influência consolidada sobre o Podemos no Estado.

Atualmente, o PSDB sul-mato-grossense é presidido por Reinaldo Azambuja, ex-governador do Estado, enquanto Soraya comanda o Podemos.

Ambos já foram adversários, mas hoje mantêm uma convivência estável — apesar de estarem de olho no mesmo cargo: o Senado Federal, nas próximas eleições.

Reinaldo, que prometeu se filiar ao PL como parte de um acordo com Jair Bolsonaro, já confidenciou a aliados que pretende manter o controle da legenda no Estado, mesmo sem se filiar formalmente.

Tem feito reuniões com lideranças do PL para firmar esse compromisso de bastidor.

A movimentação mostra que a fusão PSDB-Podemos vai além de uma união partidária: ela é, também, uma reorganização estratégica do tabuleiro político regional.

Redação Planews

Informações: INVESTIGAMS