O Brasil celebra hoje, 19, o Dia dos Povos Indígenas, uma data marcada pelo reconhecimento da cultura, da resistência e da sabedoria dos primeiros habitantes do nosso território.
Em Aquidauana, o dia ganha um significado especial com a homenagem feita por Mauro do Atlântico, liderança regional, que destacou em suas redes sociais a importância da data:
“Hoje é uma data histórica pra nossa nação! Neste Dia dos Povos Indígenas celebramos a cultura, a sabedoria e a resistência dos povos originários.
Enalteço aqui a força desses homens e mulheres que não deixam sua história pra trás. Aos povos indígenas, meu respeito e reconhecimento!”
Mauro anunciou ainda que visitará as aldeias terenas da região, reforçando seu compromisso com as comunidades indígenas locais.
A etnia terena tem forte presença no município e desempenha papel central na preservação de tradições culturais, no fortalecimento da identidade indígena e na luta por direitos e inclusão.
Como reforçou Mauro do Atlântico, “não se pode deixar a história pra trás” — e os povos indígenas continuam escrevendo a sua, com coragem, sabedoria e resistência.
Rosa Vasconcelos, Planews
Informações: Mauro Batista