Início » Obra de ponte da Rota Bioceânica atinge 126 metros no lado brasileiro

Obra de ponte da Rota Bioceânica atinge 126 metros no lado brasileiro

Frentes de trabalho operam em ritmo acelerado durante registros feitos neste sábado (5)

A ponte internacional que vai ligar Mato Grosso do Sul à Rota Bioceânica, situada em Porto Murtinho, município a 439 quilômetros de Campo Grande, chegou neste sábado (5) aos 126 metros de extensão no lado brasileiro, restando apenas quatro metros para alcançar os 130 metros projetados.

Prova disso é o registro feito pelo fotógrafo Toninho Ruiz. As frentes de trabalho operam em ritmo acelerado e empregam centenas de trabalhadores. Segundo registros feitos neste sábado, o movimento intenso de operários e máquinas se espalha por todo o trecho.

Ponte vai conectar Porto Murtinho a Carmelo Peralta, cidade paraguaia. (Foto: Toninho Ruiz)

As obras avançam como parte de um investimento de R$ 472 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A construção é coordenada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e executada pelo consórcio PDC Fronteira, formado pelas empresas Caiapó, Paulitec e DP Barros.

No lado paraguaio, a alça de acesso à ponte já teve os cinco quilômetros até o asfalto da Rota Bioceânica licitados. No Brasil, a alça de 13,1 quilômetros avança com a colocação de pilares e serviços de terraplenagem na BR-267.

BR-267 recebe serviços de terraplanagem. (Foto: Toninho Ruiz)

Com 1.294 metros de extensão, a ponte é dividida em três trechos. Dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros.

Conforme já noticiado, a obra tem como objetivo consolidar um corredor rodoviário entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A expectativa é que a nova ligação transforme a região em um eixo logístico de exportação, com reflexos na economia local.

Fonte: Campo Grande News