Carnaval Vermelho
Mato Grosso do Sul é um dos 10 estados em que a FNL realizou ações do ‘Carnaval Vermelho’, conjunto de ocupações de terras pelo Brasil. Com início no sábado (18), a Fazenda Fernanda foi ocupada em Japorã, município a 476 quilômetros de Campo Grande.
Segundo nota da FNL, o grupo “ocupou a área e pede às autoridades que cumpram a lei e encaminhe a área para fins de reforma agrária, para que seja organizado um assentamento imediato das famílias”. (Midiamax)
Ontem, também estiveram no meu gabinete da Assembleia Legislativa os companheiros Humberto de Mello Pereira, secretário executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc;
Aparecida Lemos, da Agraer de Anastácio;
Paulinho Roberto, nosso ex-vereador de Ponta Porã que assumirá a Superintendência do Incra em MS; e o Edilson Sarate, nosso Palavrinha.
O tema do nosso encontro foi justamente o debate sobre pautas em defesa da agricultura familiar do Mato Grosso do Sul.
Para o deputado do PT a luta dos povos originários e das Comunidades Tradicionais precisa do apoio do parlamento estadual e lembrou ” Casos de violência, queimadas, falta de suporte educacional, dificuldade no acesso a saúde, vacinação, além das invasões de suas terras, os indígenas estão vivendo uma situação de descaso, que acendeu um alerta internacional “