Durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (17), a ALMS (Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul) buscou mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O evento, proposto pelo deputado estadual Herculano Borges (SD), foi alusivo à campanha Maio Laranja, instituída no Estado por meio da Lei 5.118, de 26 de dezembro de 2017, de autoria do próprio parlamentar.

“É importante o envolvimento de todos, da participação das autoridades, da sociedade civil organizada no combate a esse tipo de violência. Quando nós observamos que os números mostram que mais de 90% dos abusos acontecem no ambiente familiar, então, observamos que a família está falhando na responsabilidade de proteger a criança, então, quando a família falha, o Estado deve entrar em ação. O Mato Grosso do Sul tem efetivado ações nesse combate”, afirmou Herculano.

O pediatra Virgílio Gonçalves de Souza foi um dos palestrantes da audiência pública e traçou um panorama sobre número de atendimentos diários e idades de vítimas. Já a psicanalista Viviane Vaz, do Projeto Nova, que atende vítimas de abuso e exploração sexual, discorreu sobre os aspectos do cuidado psicossocial.

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em VIOLÊNCIA SEXUAL

Checar também

Operação apreende mais de 761 mil arquivos de pedofilia na capital e Aquidauana

Sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi deflagrada, nes…