O Hospital Regional de Aquidauana ‘Dr. Estácio Muniz’ em sua área externa ganha canteiros para a primeira horta terapêutica na rede hospitalar de Aquidauana.
 
A terapia ocupacional com os pacientes aprendendo a cultivar hortaliças na horta será um tratamento complementar, além de estimular a capacidade de produção, de convivência e interação grupal. 
 
Esse é um projeto pioneiro no município de Aquidauana, idealizado pelo Rotary Clube Aquidauana em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente.
 
O prefeito Odilon Ribeiro acompanhado da primeira-dama Maria Eliza Garcia, secretários Wezer Lucarelli (Governo) e Roberto Valadares (Seproma), vereadores, professores e acadêmicos da UEMS e CEPA e a diretoria do Hospital Regional reuniram-se hoje, 15, para a lançamento do projeto da Horta Terapêutica.
 
Hoje, no lançamento, os alunos da UEMS/Campus de Aquidauana, CEPA e Escola Estadual Geraldo Garcia estiveram presentes participando do plantio das hortaliças.
 
Na visita ao projeto, o prefeito Odilon frisou que as terapias ocupacionais estão cada vez mais presentes nos tratamentos de saúde, citando, por exemplo, a Shantala e a Auriculoterapia, atendimentos ofertados na rede pública de saúde em Aquidauana.
 
 
 
 
“Hoje, marcamos o início de um projeto muito bonito, não é só o cultivo da horta terapêutica. É uma forma de ajudar a melhorar a qualidade alimentar dos pacientes e de possibilitar um aprendizado, uma experiência diferente para eles sentirem-se mais tranquilos, em paz com o contato com a terra, com a natureza, evitar a depressão e pensamentos negativos”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
Na oportunidade, o prefeito também agradeceu ao Rotary Clube de Aquidauana pela iniciativa em criar o projeto e convidar a prefeitura para somar como parceira. 
 
A orientação médica e acompanhamento dos pacientes será feito pela própria equipe do hospital. Já a orientação técnica-agrícola será com o Daniel Moura, do Rotary Clube. Durante as atividades os pacientes e os participantes do projeto poderão dialogar, em um ambiente favorável a um momento de tranquilidade e relaxamento. 
 
Conforme informou o diretor-administrativo do hospital, Joacir Gomes, as hortaliças que serão produzidas têm destinação certa, irão incrementar o cardápio das refeições servidas aos pacientes do Hospital Regional de Aquidauana.  
Aquidauana Notícias

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em Sem categoria

Checar também

PM prendem 20 policiais por suspeita de corrupção em MS

Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e a Corregedoria da Pol…