Preocupado com a segunda onda do novo coronavírus, o vereador Valter Neves solicitou ao Executivo na sessão de 02 de dezembro de 2020, através do Ofício nº 028/2020, maior fiscalização e medidas de restrição nos lugares onde existem aglomerações como filas de bancos e  casas lotéricas, e também  locais de atividades de lazer,  bares e eventos.

Valter Neves ainda solicitou a realização de blitz educativa; como também o cumprimento da medida relacionada ao Decreto Municipal 162/2020, de 09 de outubro de 2020; que dispõe sobre medidas administrativas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coravírus-covid-19.

O vereador Mauro do Atlântico pediu aparte na fala  do vereador Valter, dizendo da importância desse assunto e solicitou à Comissão de Saúde da Câmara que estivesse entrando em contato com a Comissão de Enfrentamento da Covid-19 em Aquidauana, para que juntos, pudessem estar tomando as medidas necessárias para o controle da pandemia no município.

Coronavírus (COVID-19): informe-se aqui! - Brasil Escola

O vereador Edinho Grance também fez uso da palavra dizendo que é preciso que todos se conscientizem, mas que o poder público precisa tomar algumas decisões como cancelar eventos que gerem aglomerações. Em seguida a vereadora Lenilda Damasceno disse que o Secretário de Saúde do Estado está preocupado com a super lotação dos leitos no Estado e que é preciso conter o avanço do novo coranavírus. Disse ainda que nos finais de semana as conveniências estão superlotadas e as pessoas sem máscaras. Que é urgente o retorno do controle sanitário da saúde para evitar maiores problemas, pois a doença é muito grave e está levando à óbito.

 

O vereador Agnaldo também disse que a preocupação é grande, pois a doença está fora de controle, não existe vaga para leitos em CG, e que está sendo preciso encaminhar pacientes para Dourados ou outras cidades. Que outra preocupação são as filas na Caixa Econômica Federal e que o banco precisa redobrar o controle sobre isso.

O vereador Valter finalizou seu pedido dizendo que Aquidauana tem mais de 2.000 casos confirmados, 152 amostras no Lacen e 66 óbitos, e que é preciso achar mecanismos para barrar essa pandemia, pois o quadro está preocupante e a doença se alastrando. Pediu para que a  população procure ficar em casa, sigam o protocolo de saúde como uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos e outras medidas. Solicitou da vigilância sanitária esforço redobrado para tentar barrar o novo coronavírus no município de Aquidauana

 

Fonte: Assessoria vereador Valter Neves

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em SAÚDE

Checar também

Aldeias urbanas estão fora da primeira remessa de vacina contra Covid

Programada para iniciar amanhã (19),  a vacinação contra covid-19 para indígenas de Mato G…