Bastante aguardada pela população de Aquidauana Anastácio, a carreta “Roda-Hans” itinerante, que percorre todo o Brasil no intuito de ajudar no combate à hanseníase, estará nos municípios vizinhos durante esta semana. A ação é resultado de parceria das duas prefeituras – por meio das secretarias municipais de Saúde – com o Governo do Estado – também através da SES (Secretaria de Estado de Saúde) -, Ministério da Saúde, Novartis Brasil e DAHW (Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos).

Em Anastácio, a carreta ficará no estacionamento do CEM (Centro de Especialidades Médicas) do município, no cruzamento da Rua Coronel Ponce com a Rua Dom Aquino, nesta terça-feira (05), das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Já em Aquidauana, o veículo atenderá durante dois dias, quinta (07) e sexta-feira (08), nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) Cláudio Fernandes Stela e José Vória, na Rua Carlos Ferreira Bandeira, no Bairro Santa Terezinha, sempre das 07h30 às 11h e das 13h às 17h.

O atendimento é ofertado por profissionais de saúde das redes municipais, com realização do exame dermatoneurológico para o diagnóstico e avaliação neurológica simplificada, além das atividades de promoção em saúde. Os casos novos diagnosticados iniciam o tratamento imediatamente e são direcionados para acompanhamento nas unidades de saúde de referência no seu domicílio.

Durante a estadia da carreta nas duas cidades, serão realizadas atividades de promoção e educação em saúde para hanseníase, com especial ênfase no diagnóstico precoce, prevenção de incapacidades, exame dos contatos e alerta à população sobre os principais sinais e sintomas da doença, enfrentamento do estigma e discriminação.

Para atender a população, a carreta contará com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e equipe preparada para tirar as dúvidas dos pacientes.

Todos os cidadãos que procurarem atendimento na carreta devem levar o RG e o cartão SUS.

 

Expresso (*Foto: carreta Roda-Hans estará nas duas cidades – Divulgação)

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em SAÚDE

Checar também

Campanha de vacinação contra a gripe começa na 2ª feira para 80 mil idosos

A partir de segunda-feira (dia 22), a campanha de vacinação contra a gripe passa a imuniza…