A Anvisa alerta através do seu ofício-circular nº 4/2019/SEI/GPCON/GPMON/ANVISA  que o medicamento  ELIXIR PAREGÓRICO, deve conter em sua rotulagem E BULA  ” venda sobre prescrição médica e só pode ser vendido sob prescrição médica “, isto significa  que a dispensação do medicamento está condicionada a apresentação de receituário em duas vias, com a retenção de receita no estabelecimento responsável.

No mercado, está disponível em vários laboratórios e apresenta-se como um líquido castanho transparente, de odor característico de anis e cânfora.

Seu sabor é picante, alcoólico e com predominância de anis.

Benefícios medicinais do elixir paregórico

Elixir paregórico é uma tintura de iodo canforada, empregada como calmante de dores intestinais desde a antiguidade. Paregórico dá nome a tudo que suaviza ou acalma dores. Dessa forma, é indicado como antiespasmódico, contra gases, dores estomacais e dores intestinais.

elixir-paregorico

FÓRMULA

Sua fórmula traz,  em cada ml, 0,05 ml de tintura de Papaver somniferum L, que é o princípio ativo da planta tem esse nome científico. Ainda 0,5 mg de morfina e outros excipientes como ácido benzóico, cânfora, essência de anis, álcool etílico e água de osmose reversa.

Estas substâncias todas são chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos, ou seja, oriundas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína).

https://imageserve.babycenter.com/30/000/423/0OCCf9iXC747ZoUhSksltZj0QE2elhPP

Quando seco este suco passa a se chamar pó de ópio. Nele existem várias substâncias com grande atividade. A mais conhecida é a morfina, palavra que vem do deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos.

Pelo próprio segundo nome da planta somniferum, de sono, e do nome morfina, de sonho, já dá para fazer uma idéia da ação do ópio e da morfina no homem: são depressores do sistema nervoso central, isto é, fazem nosso cérebro funcionar mais devagar. Mas o ópio ainda contém mais substâncias sendo que a codeína é também bastante conhecida. 

A ANVISA  alerta as pessoas consumidoras do medicamento sobre as alterações em bula e rotulagem do Elixir Paregórico, devido aos seus componentes depressores do sistema nervoso central, que não deve ser consumido sem orientação médica.

Resultado de imagem para elixir paregorico tem morfina

O Elixir paregórico é um medicamento popular muito usado sem receita médica para dores, considerado ” remédio caseiro “.

 

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em SAÚDE

Checar também

Em MS, 94,9% dos municípios têm alta incidência de casos de dengue

Segundo o Boletim Epidemiológico publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), em Ma…