A Anvisa alerta através do seu ofício-circular nº 4/2019/SEI/GPCON/GPMON/ANVISA  que o medicamento  ELIXIR PAREGÓRICO, deve conter em sua rotulagem E BULA  ” venda sobre prescrição médica e só pode ser vendido sob prescrição médica “, isto significa  que a dispensação do medicamento está condicionada a apresentação de receituário em duas vias, com a retenção de receita no estabelecimento responsável.

No mercado, está disponível em vários laboratórios e apresenta-se como um líquido castanho transparente, de odor característico de anis e cânfora.

Seu sabor é picante, alcoólico e com predominância de anis.

Benefícios medicinais do elixir paregórico

Elixir paregórico é uma tintura de iodo canforada, empregada como calmante de dores intestinais desde a antiguidade. Paregórico dá nome a tudo que suaviza ou acalma dores. Dessa forma, é indicado como antiespasmódico, contra gases, dores estomacais e dores intestinais.

elixir-paregorico

FÓRMULA

Sua fórmula traz,  em cada ml, 0,05 ml de tintura de Papaver somniferum L, que é o princípio ativo da planta tem esse nome científico. Ainda 0,5 mg de morfina e outros excipientes como ácido benzóico, cânfora, essência de anis, álcool etílico e água de osmose reversa.

Estas substâncias todas são chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos, ou seja, oriundas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína).

https://imageserve.babycenter.com/30/000/423/0OCCf9iXC747ZoUhSksltZj0QE2elhPP

Quando seco este suco passa a se chamar pó de ópio. Nele existem várias substâncias com grande atividade. A mais conhecida é a morfina, palavra que vem do deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos.

Pelo próprio segundo nome da planta somniferum, de sono, e do nome morfina, de sonho, já dá para fazer uma idéia da ação do ópio e da morfina no homem: são depressores do sistema nervoso central, isto é, fazem nosso cérebro funcionar mais devagar. Mas o ópio ainda contém mais substâncias sendo que a codeína é também bastante conhecida. 

A ANVISA  alerta as pessoas consumidoras do medicamento sobre as alterações em bula e rotulagem do Elixir Paregórico, devido aos seus componentes depressores do sistema nervoso central, que não deve ser consumido sem orientação médica.

Resultado de imagem para elixir paregorico tem morfina

O Elixir paregórico é um medicamento popular muito usado sem receita médica para dores, considerado ” remédio caseiro “.

 

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em SAÚDE

Checar também

Pesquisa indica colapso do sistema de saúde em agosto

Estudo matemático realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Su…