Inicialmente planejada para acontecer em fevereiro deste ano, a campanha de limpeza e conscientização “SOS Rio Aquidauana” precisou ser adiada por conta das fortes chuvas e enchentes na região. No entanto, a iniciativa foi remarcada e vai acontecer no próximo dia 26 de maio, das 07h às 17h.

A campanha é fruto do esforço de um grupo de empresários e pescadores. Um dos idealizadores é o pescador e empresário Vanilton Almeida, o “Vavá”, junto ao seu sócio Rider Soares. A ideia surgiu em uma conversa informal e, aos poucos, foi tomando forma por meio das redes sociais.

A missão é retirar toneladas de lixo das águas e das margens do curso do rio, entre Rochedo e Aquidauana, em um trecho aproximado de 300 quilômetros. Mutirões semelhantes já foram promovidos em outras oportunidades, como, por exemplo, pela Colônia de Pescadores Z-18. Porém, como não acontecem há algum tempo, a quantidade de lixo que se acumulou desde então, certamente, é bastante considerável, ainda mais com a enchente de fevereiro.

“Esse lixo polui as águas e provoca danos irreparáveis, como a morte dos animais, principalmente peixes. Além da limpeza, queremos promover a conscientização ambiental e incentivar o turismo sustentável e responsável”, explica Vavá.

Para quem estiver interessado em ajudar, o contato pode ser feito através dos telefones (67) 9 9611-3399 (Vavá) e (67) 9 9635-8824 (Rider). Também é possível se inscrever no site da Topfisher (clique aqui). Até o momento, mais de 100 voluntários já confirmaram participação, sendo que a meta é contar com a ajuda de, no mínimo, 200 pessoas.

Expresso MS

(*Foto: Rio Aquidauana, que integra a planície do Pantanal, é um dos mais importantes do Estado / Expresso MS)

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em Meio Ambiente

Checar também

Mulher usa rede social para vender pescado ilegal e acaba presa

Uma mulher foi presa, na terça-feira (10), por comércio de pescado ilegal. A mulher foi de…