Saneamento básico, buracos nas ruas e obras em Aquidauana foram os assuntos principais na visita técnica do diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro, ao município na manhã de hoje, 10. Walter foi recebido pelo prefeito Odilon Ribeiro, vice-prefeita Selma Suleiman, vereadores, secretários municipais e a imprensa local, oportunidade em que prestou uma entrevista coletiva, esclarecendo as principais dúvidas e reclamações da população quanto aos serviços da Sanesul.
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está investindo com recursos próprios de R$ 8 milhões em esgotamento sanitário, construindo 41km de rede coletora de esgoto, 2.195 ligações domiciliares, entre outras obras que irão levar mais saneamento básico à população.
O prefeito Odilon Ribeiro, vice Selma e vereadores questionaram o presidente sobre as condições do serviço prestado pela empresa contratada Artec, em Aquidauana, o que tem gerado inúmeras reclamações da população devido à falta de melhor acabamento ao realizarem os serviços, deixando danificados os asfaltos, desníveis e buracos nas ruas.
Em resposta aos questionamentos, Walter Carneiro detalhou que a Sanesul tem enfrentado dificuldades contratuais com a empresa Artec – que na época venceu a licitação para executar as obras de esgotamento sanitário-, e estão cientes de que em Aquidauana o serviço executado não tem sido a contento.
“Estamos cientes das reclamações da população, aqui reforçadas pelo prefeito e vereadores. A Sanesul preza pela boa prestação de serviços e execução de obras e investimentos para o bem da população. Estamos trabalhando administrativamente para a solução desses problemas contratuais, pois a população não vê a empresa que não cumpre direito com suas obrigações como responsável por esses buracos, danos, mas são responsabilizadas a Sanesul e a Prefeitura”, completou Walter.
O prefeito Odilon Ribeiro agradeceu a visita, os esclarecimentos e pela diretoria abrir um diálogo transparente com a Câmara Municipal e com a Prefeitura, pois diante de tantas reclamações, é preciso que a população seja informada e esclarecida.
“Precisamos e queremos um olhar mais carinhoso e atencioso da Sanesul para com Aquidauana, pois nossa população merece e muito. Somos gratos e sabemos da relevância dos investimentos da Sanesul em Aquidauana, são avanços na qualidade de vida e da saúde pública”, pontuou o prefeito Odilon.
“Viemos ouvir as lideranças do município, a boa relação com o município é fundamental. É uma conversa franca e aberta, viemos para dar uma satisfação para o prefeito, vereadores, imprensa e para a população e dizer que vamos cobrar a empresa sobre o que tem feito no município na execução ainda de apenas 30% dos 100% contratos de esgotamento sanitário”, afirmou Walter Carneiro.
Conforme detalhou o diretor-presidente da Sanesul, o planejamento da Sanesul era para que até dezembro deste ano entregar concluída a obra de esgotamento sanitário de Aquidauana. “Mas, diante dos problemas com a empresa contratada, estamos com atraso na obra em Aquidauana, ainda faltam 70% a ser executada. Nos próximos 15 dias teremos uma tomada de decisão final sobre esse problema com a empresa Artec, ou ela se realinhará ou caminharemos para uma suspensão do contrato”, justificou o diretor-presidente Walter Carneiro.
Na reunião, o secretário municipal de Governo, Wezer Lucarelli, expôs que a sugestão da Administração Municipal é de que a prefeitura e a Sanesul com o apoio dos vereadores façam uma relação das ruas que ficaram em situações precárias após as obras de esgotamento sanitário, para que com essa relação em mãos, a prefeitura e Sanesul firmem um convênio para uso das máquinas no conserto das ruas de forma mais rápida possível.
“É uma medida mitigadora, mas é emergencial. O prefeito Odilon, vereadores, secretários, a Sanesul estão todos os dias sendo penalizados junto com a população. Recebemos inúmeras reclamações, e a mídia local também, por conta do péssimo serviço feito pela empresa contratada, deixando ruas intransitáveis até com crateras”, destacou o secretário Wezer.
Após a reunião, o prefeito Odilon, vereadores e a diretoria da Sanesul fizeram também uma visita técnica à Estação Elevatória no bairro Cidade Nova e na Estação de Tratamento de Esgoto no Bairro Guanandy e na sede regional no Bairro da Serraria.
Participaram da reunião no gabinete do prefeito Odilon, os vereadores Edinho Grance, Anderson Meireles, Aguinaldo da Silva, Sebastião do Taboco e Lenilda Damasceno. Os edis apresentaram ao diretor-presidente Walter, reforçando indicações já encaminhadas nas sessões da Câmara Municipal, solicitando obras de esgotamento sanitário para a Vila Icaraí, Bairro Alto e Vila Trindade. Em Aquidauana, com os investimentos feitos nos últimos dois anos, o município já conta com 41 km de redes de esgoto.

Fonte: AGECOM

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em Meio Ambiente

Checar também

Polícia investiga homem dirigindo trator contra jacarés no Pantanal, assista o vídeo

O vídeo foi compartilhado em vários perfis das redes sociais e já foi repassado também par…