Início » Hospital Regional de Aquidauana disponibiliza interprete da língua terena

Hospital Regional de Aquidauana disponibiliza interprete da língua terena

Interprete da língua terena

Publicado em 23/04/2023 Editoria: Cidade


Em Aquidauana o Hospital Regional Estácio Muniz conta com o serviço de uma intérprete para garantir o acolhimento da população indígena, facilitando a comunicação entre o paciente e a equipe médica.

Além de Aquidauana – que é o lar dos Terenas, o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz atende municípios da microrregião como Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Bodoquena, Miranda e Nioaque, cidades que possuem mais de 20 aldeias, das etnias Terena e Kadiwéu.

Então em respeito a todas essas comunidades indígenas que são atendidas nesta unidade hospitalar, foi disponibilizado esse serviço exclusivo para garantir o respeito aos povos indígenas.

O trabalho é desenvolvido pela indígena Jane Martins, da Aldeia Buritizinho. É uma ação de extrema importância, já que o indígena tem resistência ao ambiente hospitalar, que na cultura é associada ao sofrimento e morte.

Humanizar o ambiente hospitalar é proporcionar a essas comunidades indígenas espaços saudáveis, que tragam sensação de bem-estar.

Então o trabalho de Jane inclui o acolhimento dos indígenas na chegada ao hospital e o encaminhamento ao setor onde será efetuado o atendimento. O diálogo entre o médico e o paciente é intermediado pela indígena, propiciando boa comunicação.

Sem um intérprete na unidade hospital o indígena é um estrangeiro em seu próprio país. “Aqui no Hospital Regional, o trabalho da Jane é garantir a qualidade do atendimento a essa população e conscientizar as etnias sobre a importância do tratamento médico”, afirmou uma das dirigentes do Hospital Regional Estácio Muniz, porta de entrada do SUS em Aquidauana através do Pronto Socorro Municipal.

O bom trabalho mostra seu o verdadeiro sentido quando se inclui a humanização. Ter um local adequado, que acompanhe a cultura, e traga o sentimento de pertencimento aos indígenas das aldeias de Aquidauana e região é essencial.

› FONTE: Da redação com informações e foto da assessoria