Início » Energia terá reajuste médio de 9,28% a partir de sábado em 74 municípios de MS

Energia terá reajuste médio de 9,28% a partir de sábado em 74 municípios de MS

ECONOMIA

Compartilhar

A tarifa de energia elétrica dos consumidores residenciais atendidos pela Energisa vai subir 9,58% a partir de sábado, dia 8. Para as empresas, o aumento será de 6,28%. O maior percentual vai para as lojas, grande parte dos edifícios comercias, e imóveis rurais, com 10,48%.

Em média, o aumento é de 9,28%. Os novos valores foram definidos hoje (04) cedo pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A expectativa era de que o aumento na tarifa cobrada de 1,1 milhão de consumidores pela Energisa oscilasse entre 6,5% a 9%, segundo estimativas da própria agência apresentada em Campo Grande no mês de fevereiro, durante audiência pública. O percentual geral estimado era de 8,9% (grupos A+B), podendo chegar a 6,5% (média alta+baixa tensão).

Porém, os custos foram maiores que o estimado. A presidente do Conselho de Consumidores da Energisa MS,  Rosimeire Costa , que fez defesa durante a reunião, afirmou que o custo da distribuição impacta a tarifa em 40%, citando que o contrato de concessão é o antigo, com reajuste pelo IGPM (Índice Geral de Preços Mercado ), muito acima da inflação destacando “que o processo de reajuste do IGPM foi  acima da realidade”, sugerindo uma compensação para os consumidores. Ela afirmou que espera que a “alforria” (em relação ao IGPM) dos usuários ocorra em 2027.

A Energisa atende a 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Só ficam de fora cinco cidades da região leste que são abastecidas pela Elektro (Três Lagoas, Brasilândia, Anaurilândia, Selvíria e Santa Rita do Pardo).