Início » Campanha de conscientização para descarte de material poluente em Aquidauana

Campanha de conscientização para descarte de material poluente em Aquidauana

O vereador Valter Neves-PSD, solicitou ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, a possibilidade de promover campanha para ampliar e divulgar pontos de coleta para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas, no município de Aquidauana.

Neves justificou em seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, que esses materiais não devem ser descartados no lixo comum, pois eles contêm metais pesados que, ao serem jogados em lixões, podem acabar contaminando a água dos lençóis freáticos. Isso sem falar aos danos causados à natureza como um todo. Os locais de descarte precisam ser ampliados e divulgados; pois a maioria da população desconhece a existência dos pontos de coleta.

Valter lembrou que alguns supermercados já têm ponto de coleta de descarte voltada para esse tipo de lixo, porém é necessário que seja ampliado para os diversos estabelecimentos da cidade, como também a criação de uma campanha de divulgação desses pontos de coleta; juntamente com as devidas orientações para conscientização sobre a importância do tema.

Prosseguiu dizendo que o trabalho de divulgação e orientação é muito importante, pois muitas pessoas descartam pilhas e baterias em lixos comuns por não terem a noção do quanto isso é prejudicial para o meio ambiente e consequentemente para nossas  vidas.

Se liberados na natureza, o cádmio, o chumbo e o mercúrio presente em pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e até termômetros contribuem para a bioacumulação dessas substâncias no organismo dos animais, os quais nos alimentamos.

Com uma campanha voltada à conscientização da população ao referido tema, poderemos ter seus malefícios diminuídos- finalizou o vereador.

Fonte: Da Redação