1) Bill Gates está distribuindo dinheiro

Segundo esse boato fortemente compartilhado por email, a Microsoft, empresa do bilionário Bill Gates, repassaria dólares e mais dólares se usuários compartilhassem um email para sua lista pessoal de contatos. O texto afirmava que isso era necessário para testar um sistema de rastreamento que seria lançado pela empresa. A notícia, claro, era falsa. A empresa não distribuiu dinheiro para nenhum cliente e nem utiliza estratégias do tipo para testar produtos e serviços.

2) Facebook será pago

Correntes afirmando que determinados produtos gratuitos serão pagos são bem frequentes. Esta, especificamente, afirmava que o Facebook seria pago e, para evitar a cobrança, era necessário enviar a mensagem para o máximo de contatos possíveis, inclusive postando o recado na timeline. No entanto, a corrente era, é, e possivelmente sempre será falsa, já que o Facebook não cobra e nem cobrará mensalidade para seus usuários, como afirma a própria página inicial da empresa.

3) A Amazônia é dos Estados Unidos

Um boato sobre a internacionalização da Amazônia foi criado a partir de um suposto interesse dos EUA. Com isso, um livro falso informando que a Amazônia pertencia aos Estados Unidos foi criado e divulgado nas redes sociais, gerando uma discussão internacional sobre o verdadeiro dono da floresta mais importante do mundo. Claro, o boato foi desmascarado e negado pelo governo brasileiro.

4) Facebook doará centavos a cada curtida

São frequentes as publicações do tipo dentro da rede social de Mark Zuckerberg. Crianças doentes, pessoas passando fome, vítimas de tragédias e animais resgatados são as principais armas utilizadas pelos caçadores de likes. No entanto, tudo não passa de um boato. A rede social não doa nenhum valor através de likes, comentários e compartilhamentos, e a maioria absoluta dos casos que aparecem na timeline são montagens com histórias fictícias.

5) Saiba quem visitou o seu perfil do Facebook

O Facebook não permite que usuários tenha acesso aos visitantes do seu perfil. A empresa afirma constantemente que tal função não está sendo adicionada ao site e nenhum aplicativo, extensão, site externo ou página têm acesso ao banco de dados da empresa, o que inviabiliza a exposição dos visitantes do perfil.

6) Compartilhe este alerta para não ser hackeado

Tempos atrás um boato ganhou força na rede social americana. Um texto comparitlhado por milhares de usuários afirmava que um texto deveria ser compartilhado para assegurar que o perfil em questão não seria invadido por hackers. Claro, a postagem não fez nenhum sentido, já que texto algum tem o poder de blindar contas em redes sociais.

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em FAKE NEWS

Checar também

É #FAKE que prints revelam futuras equipes ministeriais de Haddad e Bolsonaro

Dois prints que circulam pela internet e têm viralizado nos últimos dias mostram os futuro…