A foto é real, mas a história é falsa!

A primeira coisa que chama atenção nisso (além da foto do cara com a boca costurada, o que é bastante chocante) é a falta de dados que ajudem a comprovar a veracidade desse fato:

  • Qual é o nome do missionário?
  • Onde o crime ocorreu? (em qual local na Síria)
  • Quando isso aconteceu?

Uma busca na web e chegamos à origem dessa fotografia e ela nada tem a ver com missionários na Síria. Ela faz parte de uma série de fotos tiradas do jogador sul-africano de rúgbi Hacjivah Dayimani, em maio de 2017.

O atleta fez uma maquiagem em apoio às mulheres vítimas de abuso:

“O seu silêncio é a sua maior arma! Fala contra o abuso das mulheres! Só porque não te está a acontecer não significa que tens de ficar calado!”

Maquiagem simples

É relativamente simples de se fazer uma maquiagem como essa. Inúmeros canais no Youtube ensinam como realizar esse efeito usando materiais simples, como algodão e sangue falso

Fake news que se repete

Essa não foi a primeira vez que uma notícia falsa como essa se espalhou pela web. No começo de 2016, desmentimos aqui no E-farsas a fake news que afirmava que uma missionária teve um olho e a boca costurados por afegãos islâmicos ao tentar pregar o cristianismo.

Conclusão

A foto de um homem com a boca costurada é, na verdade, de um jogador de rúgbi que fez uma maquiagem em apoio às vítimas de abuso!

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em FAKE NEWS

Checar também

Novo golpe no WhatsApp usa saque do PIS/Pasep como isca

São Paulo – Um novo golpe se propaga no WhatsApp prometendo um saque do PIS/Pasep no valor…