outubers prometem clarear a pele e combater rugas com uma receita simples: uma máscara facial com fermento em pó, usado no preparo de pães e bolos, complementado com água quente, café, ovo ou até suco de limão. Os vídeos somam milhões de visualizações e influenciadoras digitais prometem “pele de porcelana” e até brincam que “fermento não serve apenas na cozinha”.

O problema é que não há embasamento científico na “dica de beleza” e, pior, ela pode gerar sérias complicações. Após ouvir dermatologistas, o Fato ou Fake classificou a mensagem como #FAKE.

Máscara de fermento não clareia a pele nem combate rugas, dizem médicos (Foto: G1)Máscara de fermento não clareia a pele nem combate rugas, dizem médicos (Foto: G1)

Máscara de fermento não clareia a pele nem combate rugas, dizem médicos (Foto: G1)

O fermento não clareia a pele e não trata rugas, afirmam três médicos ouvidos pelo Fato ou Fake.

Professora do Departamento de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Daniela Antelo explica que o fermento é um produto biológico, composto por leveduras (fungos). Na pele, pode ter no máximo ação esfoliante suave, mas nem de longe irá remover manchas ou combater rugas.

“Ele não deve ser utilizado para este fim. Não tem sentido algum aplicar leveduras na pele. Elas têm por objetivo fazer uma massa de pão crescer e não há produção de colágeno sob nenhum aspecto.

Quem tem manchas, tem a pele mais sensível do que a população em geral e isto é comprovado em vários estudos. Desta forma, o cuidado com o que se aplica na pele deve ser redobrado para evitar reações alérgicas ou inflamatórias que acentuem esta manchas”, recomenda a médica, que lembra ainda que, nos casos de rostos com feridas, espinhas inflamadas ou machucados, é possível causar uma infecção.

G1

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em FAKE NEWS

Checar também

Vale manter aspirina à mão em caso de infarto?

Uma mensagem que circula pelo Whatsapp faz um alerta para que as pessoas mantenham aspirin…