Para facilitar o acesso dos consumidores aos produtos e serviços nestes tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, docentes e estudantes do curso de Administração do campus de Aquidauana (CPAQ) estão empenhados no desenvolvimento do projeto conectando as micro e pequenas empresas aos consumidores no combate à Covid-19.

A ação tem como objetivo auxiliar os consumidores em suas compras para evitar eventuais deslocamentos, por meio da criação de uma plataforma aberta de informações contendo nome, contato, produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos locais.

“Muitas pessoas não sabem onde adquirir produtos e serviços sem se deslocarem das suas residências. Por meio deste projeto, cumprimos nossa função social de disponibilizar informações úteis à população de Aquidauana e região, evitando a circulação de pessoas e incentivando os negócios locais. A ideia é conectar quem precisa dos produtos/serviços a quem os dispõe”, conta a coordenadora da ação, Daniela Althoff Philippi.

Sete em cada dez consumidores usam smartphone para compras online ...

De acordo com a professora, o próprio cenário e alteração da rotina provocados pela pandemia da Covid-19 estimulou o grupo de professores e acadêmicos a desenvolver o trabalho e propor uma solução que contribuísse com o isolamento social e evitasse aglomerações. “Há uma grande preocupação na atual conjuntura econômica, causada pelo impacto da pandemia nos negócios e empregos. O projeto atua no sentido de fortalecer as empresas, funcionando como uma vitrine para que o consumidor saiba onde pode adquirir produtos e serviços, sem sair de casa”, afirma.

O projeto de extensão está vinculado ao edital específico da UFMS que contempla ações e ideias de enfrentamento à Covid-19. A equipe que está atuando no desenvolvimento das atividades é formada pelas professoras Daniela Althoff Philippi e Ana Graziele Lourenço Toledo e acadêmicos do curso de Administração do CPAQ.

Câmpus de Aquidauana terá especialização em História da América - UFMS

Segundo a coordenadora da ação, todos os participantes possuem funções específicas dentro do projeto. A estudante Kamila Rocha de Oliveira realiza a elaboração dos instrumentos e atualiza as informações dos participantes, apoia as atividades de cadastro, além de participar de reuniões e discussões. Já os acadêmicos Anderson Queiroz Quirino, Bruno dos Santos Zanuncio, Fabiana Peralta Miranda, Jayane Vasques Martins e Laisa Darnizot dos Santos contribuem para elaboração dos instrumentos, apoiam na atualização de informações e análise cadastral e auxiliam na divulgação das atividades.

Segundo a professora Daniela o projeto está em fase inicial. No momento a equipe está aplicando um questionário junto aos empresários de Aquidauana e Anastácio para obter os dados das empresas. “Aos empresários interessados, responder o questionário é o primeiro passo, para que então, após a análise e aprovação dos dados, possam preencher a ficha cadastral para participação no projeto, comprometendo-se a atualizar as informações no caso de mudanças”, ressalta.

Após a conclusão desta fase, a equipe do projeto Conectando irá disponibilizar as informações em uma plataforma que ficará à disposição dos consumidores nos canais de divulgação da UFMS, em especial, na página do CPAQ. No catálogo serão disponibilizadas informações diversas como produtos oferecidos ou serviços prestados e horários de atendimento e modos de atendimento que atendam ao propósito do projeto (como delivery e entrega em domicílio), por exemplo.

“Já estamos elaborando o layout da plataforma. A previsão é de que os dados estejam todos inseridos na plataforma até a metade de junho e a finalização do projeto aconteça em agosto”, explica a docente. “Evitar a circulação, diminuindo os riscos de contágio aos consumidores e população, e prestigiar as empresas que estão se reinventando em tempos de pandemia, promovendo-as, além de incentivar o comércio e, consequentemente, o desenvolvimento local”, conclui.

Mais informações sobre como participar do projeto podem ser obtidas pelo e-mail: admcontracovid.cpaq@ufms.br

 

O Pantaneiro

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em Economia

Checar também

Sobrecarregados pelo ensino remoto, professores podem adoecer em massa, alerta psicóloga

“Estudei iluminação, varo madrugadas acompanhando tutoriais de edição de vídeo e mon…