A validação facial para emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  entrou em funcionamento no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). A ferramenta é encontrada na base de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e visa inibir tentativa de fraudes nos documentos de habilitação.

A novidade começou a ser usada em Mato Grosso do Sul na segunda-feira (23). De acordo com o chefe do Renach no Estado, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, essa nova diretriz foi estabelecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e está sendo implantada gradativamente a nível nacional. O Detran-MS foi um dos cinco Departamentos escolhidos pelo Denatran para ser piloto na implantação, junto com Santa Catarina, Acre, Espírito Santo e Pernambuco.

Com a nova ferramenta, quando da autorização de emissão da habilitação será feita a validação da imagem do condutor junto ao banco de coletas do Departamento Nacional. Caso não seja atingido o percentual de similaridade estabelecido, o sistema bloqueará a emissão da CNH e o Departamento adotará as medidas necessárias à verificação.

Fonte: Correio do Estado

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em DETRAN

Checar também

CNH Ágil tem recorde no número de habilitações emitidas em julho

O número de CNH´s (Carteiras Nacionais de Habilitação) expedidas no mês de julho deste ano…