Amanhã (8) começa o 4º Encontro de Relíquias de Aquidauana, evento aguardado tanto pelos reliqueiros de MS e de fora do estado, quanto pelo público da região. Com diversas atrações musicais, o encontro ainda conta com uma Tenda da Cultura, iniciativa da aquidauanense, escritora e historiadora Raquel Anderson, comprometida com a propagação da cultura e discussão de temais de relevância atual para a sociedade.

A iniciativa surgiu de uma conversa com os organizadores do evento. “Chegamos à conclusão de que o evento poderia ter um apelo mais cultural. No meu entendimento, ela deve estar presente onde o povo está, já dizia o poeta, pois é preciso que a cultura deve seja acessível a todos, sobretudo em ambientes públicos.

Para Raquel trata-se de uma oportunidade para unir cultura, conhecimento e entretenimento. “O 4º Encontro de Relíquias de Aquidauana já se consolida como um evento com apelo nacional, em razão dos colecionadores de carros antigos e por ser aquidauanense, escritora e historiadora, tenho um olhar muito peculiar, voltado para a cultura.”

Com debates e temais importantes para a comunidade, Raquel explica como funcionará a Tenda. “Eu propus que nós fizéssemos essa tenda para discutir pautas que não são recorrentes em Aquidauana, com formatos diferentes, tais como gênero, educação, meio ambiente, e todas as vertentes que nem sempre estão em evidência na cidade”, pontuou.

Para envolver a sociedade, a Tenda da Cultura terá palestras, painéis, oficinas e entretenimento, inclusive para crianças.

“Estarão presentes acadêmicos e professores do curso de pedagogia e biologia da UFMS, eu como escritora, e algumas pessoas ligadas à discussão do empoderamento da mulher, já que em Aquidauana há um grande número de casos de violência contra a mulher e isso não é discutido na sociedade, o feminicídio, inclusive, o que é um absurdo”, descreve a escritora.

A Tenda da Cultura estará disponível entre os dias 8 e 10 de junho, durante todo o 4º Encontro de Relíquias de Aquidauana.

 

O PANTANEIRO

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em CULTURA

Checar também

Fortalecida pela feira, agricultura familiar ganhará ainda mais espaço em Anastácio

Tradição às vésperas do fim de semana, a Feira da Agricultura Familiar de Anastácio, conso…