O vereador Valter Neves- PSD, encaminhou sua preocupação ao Executivo através do Ofício nº 038/2020, em relação a uma  etapa muito importante que vem sendo discutida quando se trata do assunto das vacinas Covid-19.

Valter alerta que além da vacina em si, a aplicação das doses requer uma série de outros insumos e ferramentas. Sem eles, não dá nem para iniciar as campanhas. Disse que estava falando de coisas simples, como seringa, algodão, caixa térmica, saco plástico, luva descartável, e outras mais complexas, como câmaras  frias capazes de suportar as exigências dos laboratórios fabricantes das vacinas a serem adquiridas pelos estado e municípios.

Parceria com Oxford prevê produção de vacina contra covid no | Saúde

Acrescentou  que, mesmo que o mundo já tenha experiência com iniciativas de vacinação em larga escala, a pandemia atual vai exigir uma verdadeira operação de guerra. Todos os municípios brasileiros enfrentarão  um enorme desafio, e em Aquidauana não será diferente. Afinal, além da zona urbana, temos os distritos, aldeias, assentamentos e fazendas no Pantanal de difícil acesso.

Existe uma certa apreensão em setores da indústria que fabricam os insumos, como os responsáveis por refrigeradores e seringas. Eles relatam que não receberam qualquer contato do governo e ainda não sabem o que precisarão produzir para  atender à demanda que virá nos próximos meses. O grande temor é que os prazos apertados prejudiquem a entrega desses materiais e atrasem o início das campanhas, marcadas provisoriamente para o primeiro trimestre de 2021.

Seringa, freezer, algodão: Brasil pode sofrer falta de insumos para vacina contra a covid-19 se não agir rápido | Farmacêutico Márcio Antoniassi

Também há dúvidas sobre a disponibilidade de matéria-prima, pois alguns componentes usados na manufatura são importados. Como todos os países do mundo precisarão comprá-los, há o risco de falta de estoques e aumento de preços.

Teremos seringas suficientes? Teremos espaço nas câmaras de refrigeração? A Secretaria de Saúde já se antecipou e realizou a compra dos insumos? Sem insumos não há vacinas- enfatizou Valter Neves.

Diante desse quadro, o vereador Valter Neves solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que esteja se mobilizando para viabilizar com antecedência a compra de insumos e as ferramentas necessárias para conseguir atender a população quando iniciar a campanha de vacinação contra o covid-19 em nosso município; caso contrário a falta desses poderá gerar atrasos na imunização da população e consequentemente aumentar os óbitos- concluiu.

Fonte: Assessoria vereador Valter Neves

 

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em COVID-19

Checar também

Com presença do prefeito e vice-prefeito, Aquidauana inicia aplicação da Coronavac

O prefeito Odilon Ribeiro e o vice-prefeito Joaquim Passos, junto com os vereadores, estiv…