O vereador Valter Neves- PSD, encaminhou sua preocupação ao Executivo através do Ofício nº 038/2020, em relação a uma etapa muito importante que vem sendo discutida quando se trata do assunto das vacinas Covid-19.
Valter alerta que além da vacina em si, a aplicação das doses requer uma série de outros insumos e ferramentas. Sem eles, não dá nem para iniciar as campanhas. Disse que estava falando de coisas simples, como seringa, algodão, caixa térmica, saco plástico, luva descartável, e outras mais complexas, como câmaras frias capazes de suportar as exigências dos laboratórios fabricantes das vacinas a serem adquiridas pelos estado e municípios.
Acrescentou que, mesmo que o mundo já tenha experiência com iniciativas de vacinação em larga escala, a pandemia atual vai exigir uma verdadeira operação de guerra. Todos os municípios brasileiros enfrentarão um enorme desafio, e em Aquidauana não será diferente. Afinal, além da zona urbana, temos os distritos, aldeias, assentamentos e fazendas no Pantanal de difícil acesso.
Existe uma certa apreensão em setores da indústria que fabricam os insumos, como os responsáveis por refrigeradores e seringas. Eles relatam que não receberam qualquer contato do governo e ainda não sabem o que precisarão produzir para atender à demanda que virá nos próximos meses. O grande temor é que os prazos apertados prejudiquem a entrega desses materiais e atrasem o início das campanhas, marcadas provisoriamente para o primeiro trimestre de 2021.
Também há dúvidas sobre a disponibilidade de matéria-prima, pois alguns componentes usados na manufatura são importados. Como todos os países do mundo precisarão comprá-los, há o risco de falta de estoques e aumento de preços.
Teremos seringas suficientes? Teremos espaço nas câmaras de refrigeração? A Secretaria de Saúde já se antecipou e realizou a compra dos insumos? Sem insumos não há vacinas- enfatizou Valter Neves.
Diante desse quadro, o vereador Valter Neves solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que esteja se mobilizando para viabilizar com antecedência a compra de insumos e as ferramentas necessárias para conseguir atender a população quando iniciar a campanha de vacinação contra o covid-19 em nosso município; caso contrário a falta desses poderá gerar atrasos na imunização da população e consequentemente aumentar os óbitos- concluiu.
Fonte: Assessoria vereador Valter Neves