A proposta, que consiste na realização de eventos, como por exemplo,  palestras, debates e  campanhas educativas com o objetivo de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil em relação à prevenção do suicídio, foi defendida pelo vereador Valter Neves (PSDB) à secretária municipal de Saúde e Saneamento, Ana Lúcia Guimarães Alves Corrêa (Tuca), por meio de Indicação apresentada em plenário.

Resultado de imagem para automutilação

 

Conforme justificativa do parlamentar, há  crescentes índices de transtornos de ordem psiquiátrica e psicológica na população  de Aquidauana.

Ele pontua, principalmente,  a depressão, que ocorre em diferentes classes socioeconômicas, faixas etárias, níveis de escolaridade e formação profissional, dentre outros tipos de classificação, que tem levado várias pessoas a cometerem suicídio.

Resultado de imagem para suicidio

“  A (OMS) Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais, entre adolescentes e adultos até os 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres”, informa

Resultado de imagem para suicidio

Para ele, a prevenção não tem sido tratada de forma adequada devido à falta de consciência do suicídio como um grave problema de saúde pública em diversas sociedades.

“O tema é um tabu e, por isso, não é discutido abertamente”, resume.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em COMPORTAMENTO

Checar também

Mídia Social repercute morte do aquidauanense Carlos Alberto Salamene

Morreu neste domingo, em Campo Grande, Carlos Alberto Salamene, mais conhecido como Carlão…