A depressão é o principal problema de saúde que atinge adolescentes e está diretamente ligado ao suicídio, que por sua vez é uma das três maiores causas de morte na faixa etária de 10 a 19 anos, juntamente com acidentes de trânsito e o vírus da AIDS. Os dados são da Organização Mundial da Saúde.

Nesse sentido, pensando em trabalhar em ações preventivas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, da Prefeitura de Aquidauana, por meio das profissionais, a psicóloga Suélen Arguelo e a nutricionista Leila Figueiredo, em parceria com a Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro – CEJAR, iniciaram uma campanha de psicoeducação com a temática “Depressão na adolescência”, com a comunidade da referida escola.

Toda a comunidade escolar, especialmente, os alunos, participam de palestra, roda de conversa na sala de aula e podem, ainda, quem quiser, falar pessoalmente e particular com as profissionais do NASF buscando ajuda para sair da depressão.

As profissionais do NASF têm orientado aos alunos, professores e funcionários para ficarem atentos aos sintomas mais comuns da depressão, tais como: muita raiva ou irritabilidade; problemas de memória e concentração; alterações de sono/ apetite; desesperança; isolamento; desistências/ falta de interesse; notas baixas; sintomas físicos; automutilação; e ideação suicida.

“Na depressão, o apoio familiar e dos amigos são fundamentais, assim como, é de extrema importância buscar a ajuda de profissionais de saúde mental mais próximo de você para o diagnóstico completo e tratamento mais adequado ao adolescente”, frisou a psicóloga Suélen Arguelo.

A equipe do NASF, além do atendimento na escola, tem atuado nas academias da saúde espalhadas pela cidade e nas ESF’s, associando a prática da atividade física como fator importante para ajudar as pessoas a combaterem o sedentarismo e tratarem da depressão.

SERVIÇO – Para mais informações, atendimentos ou parcerias com o NASF de Aquidauana, os interessados devem procurar a sede do NASF, que fica no ESF da Rua Duque de Caxias, telefone: 3241-1470.

Fonte: O Pantaneiro

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em COMPORTAMENTO

Checar também

Mídia Social repercute morte do aquidauanense Carlos Alberto Salamene

Morreu neste domingo, em Campo Grande, Carlos Alberto Salamene, mais conhecido como Carlão…