Com o início do período de chuvas mais frequentes, que se estende até fevereiro, a Cedec-MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul) está em alerta para inundação do Rio Aquidauana e outros rios do Estado. Todos já vêm sendo monitorados pelo órgão, já que neste fim de semana há previsão de chuva em Mato Grosso do Sul.

A situação mais preocupante é nos municípios de Coxim e Corumbá, onde os rios já bateram as chamadas cotas de inundação. No caso de Corumbá, na região de Porto Esperança, o Rio Paraguai ultrapassou a cota de inundação de 5,83 metros – quando o leito ultrapassa as margens –, chegando aos 6,65 metros.

“Entramos em contato com a coordenadoria municipal e não foram registradas ocorrências de inundação, mas estamos de prontidão caso seja necessário o suporte do Governo do Estado”, avisa o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli.

Já em Coxim, o nível do Rio Taquari era de 4,17 metros nesta quarta-feira (02). Apesar de ainda não haver risco, as águas já ultrapassaram a cota de alerta, que é de 4,02 metros. Segundo Catarinelli, há 13 pontos de monitoramento em todo o Estado.

“Em Aquidauana, nos últimos dias, o rio chegou a subir dois metros em apenas 24 horas, o que reforça a necessidade de monitoramento constante para garantirmos a segurança da população”, conclui o coordenador. (*Foto: no ano passado, Rio Aquidauana teve uma das maiores enchentes de sua história – Arquivo)

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em CHUVAS NO PANTANAL

Checar também

Semana começa com calor intenso e possibilidade de pancadas de chuva em Aquidauana e Anastácio

Com áreas de instabilidade ganhando força sobre o Centro-Oeste brasileiro, a semana começa…