Como parte do projeto para fortalecer e desenvolver o comércio lojista de Aquidauana, a FCDL-MS (Federação dos Dirigentes Lojistas de MS) e a CDL Aquidauana (Câmara dos Dirigentes Lojistas) deram início a realização de uma série de atividades, oferecendo aos empreendedores da cidade a palestra de treinamento, com o tema “Atendimento- Fator de fracasso ou sucesso” ministrada pelo renomado palestrante Cláudio Ribas, CEO Super Nova Coach Trainner. Para Cláudio Ribas, o atendimento com qualidade é que vai diferenciar independentemente da qualidade do produto, embora ela seja necessária, o que vai diferenciar de fato, é o atendimento de qualidade. O atendimento de qualidade, não está só nas palavras bonitas, mas de fato, em se preocupar com as dores, se preocupar o que cliente foi buscar, qual é a necessidade, qual é o desejo dele, utilizar de fato a empatia, se colocar no lugar do cliente, estar preparado para ser mais humanizado, é menos técnicas e mais humanidade realmente. O auditório do Campus II – UFMS – ficou lotado, com a plateia muito focada, que interagiu com o palestrante.

O Atendimento não é uma estratégia é uma necessidade para se manter uma empresa, hoje quando não é bem atendido, o cliente tem uma opção de escolha, pois existe mais concorrência do que vinte anos atrás. Se não é bem atendido, leva o seu dinheiro para outro lugar e ainda poder sair falando mal da empresa. Um bom atendimento é propor uma experiência com o cliente, concluiu, Ribas. O palestrante ainda enfatizou, que quando uma empresa perde um cliente é muito mais caro para recuperar do que manter um cliente na base. Quando se fala em atendimento de qualidade ao cliente, fala-se de hábito, de um sorriso, de um telefonema, de coisas pequenas. Não se esquecendo que o foco da empresa é o cliente. Atendimento com qualidade é um tema recorrente dos consumidores, que exigem das empresas, constantes investimentos em treinamento e qualificação de seus colaboradores.

Para Cláudio Ribas, atendimento não é só quando eu estou na frente do meu cliente, atendimento engloba diversas variáveis, tais como: o ambiente da loja, o uniforme dos colaboradores, a limpeza da loja, a iluminação. Ribas enfatizou que quando se refere a atendimento está se referindo a uma experiência vivida com o cliente, essa experiência será lembrada por muito tempo na memória do cliente. Estar atento aos mínimos detalhes, para que o cliente saia satisfeito, retorne e indique aos seus amigos, colegas, vizinhos e parentes.

O palestrante acrescentou, que não acredita em capacitação, dar treinamento, treinar vendas, sem antes entender o seu coração, a sua mente, procurar entender como estar as suas áreas da tua vida. Se você está com algum problema de relacionamento, em alguma área da sua vida, seja ele, financeiro, de saúde, você não terá condições de abrir um sorriso, dar o melhor brilho para o cliente. Precisamos entender algumas coisas, para que de fato, o atendimento possa ser 100% por cento. Cláudio Ribas citou a frase de Einstein, que diz,” que é tolice querer resultado diferente, se você faz tudo igual”. Primeira coisa, tomar decisões de transformação, mudando de hábito.

Finalizando a palestra, Ribas enalteceu a proposta da vinda da CDL para Aquidauana e fez uma analogia as pessoas que não se preparam, não se planejam para subir a montanha, e convidou a todos a se juntarem a CDL, unir forças juntos á entidade.

A presidente da FCDL-MS ,Inês Conceição Santiago e o presidente da CDL de Campo Grande, Adelaido Vila, estiveram presentes ao evento ,ratificando o seu apoio e compromisso com a proposta de desenvolvimento e fortalecimento do comercio, ambos saíram do evento motivados e confiantes no engajamento e comprometimento da diretoria da CDL Aquidauana, que muito tem para contribuir para o engrandecimento do comércio da cidade.

Ao falar da realização do primeiro evento da entidade,o presidente da CDL Aquidauana, Carlos Zanin Junior, declarou que saiu do evento mais motivado ,esperançoso e fortalecido, devido a participação do grande número de empreendedores e seus colaboradores, e ainda ressaltou o apoio que obteve da FCDL-MS e da CDL Campo Grande, cujas as lideranças, Inês Conceição Santiago e Adelaido Vila, estiveram presentes ao evento, numa prova cabal da confiança em nosso trabalho.

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