Localizado na entrada do 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Carlos Camisão), no Bairro Alto, o Museu Marechal José Machado Lopes integra a programação da 16ª Semana Nacional dos Museus, organizada pelo Ibram (Instituto Nacional dos Museus). A edição deste ano tem início nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 20 de maio em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

O Museu Marechal José Machado Lopes, revitalizado no ano passado, reúne um importante acervo histórico na unidade do Exército de Aquidauana, incluindo aquele que é considerado o maior troféu de guerra conquistado pelo Brasil, a Bandeira Nazista, capturada pelo sargento Meroveu, natural de Aquidauana e que integrou o Batalhão Carlos Camisão.

Escolas públicas, particulares e a população aquidauanense em geral serão convidadas para as visitas mediadas ao Museu Marechal José Machado Lopes. Algumas atividades serão agendadas, já outras, livres, sempre das 08h às 20h ao longo dos sete dias de programação.

Sobre a 16ª Semana Nacional dos Museus

O tema deste ano é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, com o objetivo de valorizar iniciativas que busquem a interação por via tecnológica a novos públicos, sem, no entanto, abandonar outras estratégias já utilizadas pelos espaços.

Em Mato Grosso do Sul, as ações são coordenadas pelo Sistema Estadual de Museus da Fundação Estadual de Cultura, contando com ampla agenda em unidades públicas e privadas em várias cidades do Estado. Para baixar o arquivo com a programação completa, basta clicar aqui. (*Fotos: Museu Marechal José Machado Lopes está localizado na unidade histórica do Exército de Aquidauana / Divulgação)

Compartilhe:
Carregar mais Artigos Relacionados
Carregar Mais por Redação
Carregar Mais em Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Carlos Camisão